sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Poluição da Baía de Guanabara



Com menos de 3 anos para as Olímpíadas, pouco se foi produzido para despoluir a baía.

Segundo biólogos o resultado da mistura de esgoto, calor, luminosidade e praticamente água doce é uma cianobactéria. Com a densidade, essas cianobactérias conseguem chegar neste período de verão, indo  parar na praia da Barra. 

São milhões de toneladas de matéria orgânica que asfixiam peixes, crustáceos e impedem a passagem das embarcações. O maior desafio é cumprir o compromisso de reduzir a poluição em 80% até as Olimpíadas. O governo fluminense diz ter um planejamento de complementação com a implantação de cinco Unidades de Tratamento de Rios (UTRs). No entanto, apenas uma está pronta, enquanto quatro serão lançadas nos próximos dois anos.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente Carlos Minc,
 que as ações de combate ao lixo flutuante ajudarão nesse processo. "Estão programadas as ampliações de ecobarreiras em volta da Baía de Guanabara e um aumento no número de barcos responsáveis pela coleta de objetos. Hoje, já são retirados do local cerca de 15 mil quilos de sujeiras por dia".

Afinal despoluição deveria ser para todos os moradores do Rio de Janeiro, e não apenas para ser sede dos Jogos Olímpicos .

Por: Victória Napoleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário