quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Por um Rio com mais Gentileza




" Gentileza é a capacidade de perceber uma necessidade de alguém e (ou) retribuir algo que lhe foi feito, sem ser pedido. Ou seja: ter educação é ser gentil. "

Como já dizia o Profeta Gentileza, gentileza gera gentileza e por gentileza deveríamos cuidar do patrimônio cultural que nos foi deixado, Gentileza anunciava um antídoto à brutalidade de todo o nosso sistema de relações e, sob a linguagem popular e religiosa, um novo costume civilizatório urgente em toda a humanidade.


Com o protesto da cantora Marisa Monte na música Gentileza, é coisa do passado. Um dos trechos da música diz: “Apagaram tudo/Pintaram tudo de cinza/A palavra no muro/Ficou coberta de tinta”. E na canção a cantora estava se referindo aos poemas de José Datrino, conhecido como Profeta Gentileza, que foram apagados pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), do Rio de Janeiro.


E desde do ano de 2010 vem sendo restauradas pelo os colaboradores Paula Dager e Miguel Angel González Diaz .



  E agora com a implosão do Elevado da Perimetral não prejudicará as obras do Profeta, segundo o prefeito Eduardo Paes. 

 " São só três que estão na bifurcação do Gasômetro com a Perimetral, que não atrapalham o traçado da Via Expressa. A prateleira, em cima do pilar, será retirada e não implodida. Essas inscrições vão permanecer no local, intactas " — afirma o prefeito Eduardo Paes.



Que as palavras de gentileza e amor nunca se apaguem do Rio de Janeiro, que sejamos capazes de ver a bondade, e a beleza das palavras do poeta, que possamos dar valor a gentileza do nosso próximo principalmente pela a gentileza do Profeta de ter nos deixado sua arte .


Por: Victória Napoleão

Nenhum comentário:

Postar um comentário